sexta-feira, 24 de abril de 2009

Depoimento

Ilmo SrRomildo
BBlog Blog do Romildo
Em leitura à matéria publicada no jornal da ANABB, ano XXI, nº 196, nov/dez. 2007, nós, ex-funcionários do Banco do Brasil (BB), vimos, por meio desta, manifestar nosso apoio às iniciativas de discussão e tentativas de reparo das injustiças cometidas pelo BB no período de 1994 a 2002 por meio da imposição do Plano de Demissão “Voluntária” – PDV, cuja expressão máxima caracterizou-se pelo apelo ao ideal neoliberal no seio de uma instituição que se dizia atuante na redução das iniqüidades sociais.
O processo de coerção e torturas psicológicas dentro do BB já se constituía numa prática empregada a algum tempo (antes mesmo do ano de 1994) expressa nas mais variadas formas: arrocho salarial, ameaças de transferências de funcionários, exigências por produtividade com pressões crescentes junto aos que não conseguiam atingir as metas estabelecidas pelo BB, metas por vezes, impossíveis de serem alcançadas, dadas as limitadas condições socioeconômicas dos municípios.
Ao aderir ao PDV, a imensa maioria de nós não o fez por livre iniciativa e vontade, mas por coerção e medo. Em 1996, alguns funcionários da agência do BB do município de Itapecuru-mirim, Maranhão foram inicialmente posto em disponibilidade, com fins de redução do quadro de funcionários, sendo forçados a aderir ao plano, e jamais foram orientados a procurar ajuda especializada no que se refere à continuidade de contribuição junto ao INSS, de modo que muitos dos ex-funcionários do BB não contam hoje com qualquer fonte de renda, pois não conseguiram outro emprego e não puderam se aposentar, apesar de vários anos de contribuição prévia.
Diversas outras irregularidades foram cometidas, a exemplo de afastamento dos funcionários sem realização dos exames médicos demissionais, podendo-se verificar, hoje, uma prevalência extremamente elevada de graves problemas de saúde entre os ex-funcionários, os quais tiveram também cerceados os direitos à assistência médica (pela Cassi) e às ações da previdência social (pela Previ), que ajudamos a construir.
O descaso do BB com a situação previdenciária dos então funcionários foi tão evidente e arbitrário que, em planos subseqüentes, contemplou-se a questão da aposentadoria de forma a viabilizar a manutenção desse direito aos que se decidissem pela adesão aos Planos de Demissão. Não obstante, para nós que aderimos no período de 1994 a 2002, tal beneficio foi negado. Além disso, ao sairmos do BB, sequer recebemos o montante total do dinheiro referente a contribuição efetuada junto à Previ, muito menos o seguro de vida que vínhamos há muito anos pagando mensalmente por desconto direto no contra-cheque.
Nós, ex-funcionários do BB espalhados por todo o Brasil, queremos tornar público o nosso desejo de justiça e a nossa gratidão em relação aos que lutam pelo reparo dessa situação. Estamos acompanhando de perto as iniciativas dos deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA) e Chico Lopes (PCdoB/CE) e gostaríamos de sugerir que, dentre outras reivindicações, fosse requerida a regularização dos pedevistas quanto aos anos perdidos de contribuição ao INSS, de modo que, pelo menos, fosse-nos assegurada a possibilidade de envelhecermos com um pouco mais de dignidade.
fonte:blog do Romildo

Um comentário:

  1. Olá Paulo, gostei muito do seu blog. Sou ex-funci do BB, saí no PDV de 95 quando trabalhava no Cesec Mercês SSA. Meu nome é Paulo Ramatis.
    Acionei a Previ através do escritório JCA de Brasília(expurgo de indices inflacionários) O STJ já me deu ganho de causa mas a Previ já entrou com não sei quantos embargos e recursos e outras artimanhas para protelar o pagamento e agora o processo está de volta ao STJ pra decidir se os cálculos deverão ser feitos por um contador ou por um perito atuarial. Ufa, haja saco e paciencia pra tanta sacanagem(desculpe o termo). Estou me associando à ADBB e à Abraprev e faço parte do grupo de discussão do MNDBB. Bom, é isso aí, vou ficar acompanhando o seu blog pra saber das novidades, um abraço.

    ResponderExcluir